Escola Paulista de Medicina
Programa de Pós-Graduação em Pneumologia

Mestrado Acadêmico

Mestrado
O curso de mestrado é constituído pelo conjunto de atividades em linhas de pesquisa, disciplinas, corpo docente (orientadores) e discentes inseridos no estudo da fisiopatologia e epidemiologia das doenças com acometimento tóraco-pulmonar, com atenção à assistência, ensino e pesquisa, privilegiando a integração do conhecimento.

O fluxo para a matrícula dos alunos no Programa de Pós-Graduação nos níveis de Mestrado, Doutorado e pós-Doutorado é contínuo ao longo do ano, não havendo período específico pré-determinado.

No curso de mestrado, o objetivo será aprofundar o conhecimento, promover a competência científica, aprimorar a docência e possibilitar o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa em Pneumologia e áreas afins. Serão admitidos como candidatos:

a) Médicos com residência médica ou equivalente, em Pneumologia;

b) Médicos portadores de título de especialista conferido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia;
c) Médicos de outras especialidades, com residência Médica ou com título de especialista conferido pela Sociedade Brasileira de sua especialidade, desde que exista interesse bilateral em estudos aplicados à Pneumologia;

d) Profissionais de nível superior da área da saúde, ou de outras áreas do conhecimento, com curso de especialização ou similar em tempo integral, por período não inferior a um ano; desde que exista interesse bilateral em estudos aplicados à Pneumologia.


Requisitos para obtenção de título
Para obtenção do Título de Mestre, o aluno deverá, durante o período de matrícula mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses:

a) Obter 25 (vinte e cinco) créditos que poderão ser atribuídos pela CEPG em razão de sua participação em cursos, reuniões científicas, atividades didáticas ou assistenciais;
b) Cumprir os cursos e disciplinas exigidos pelo Programa de Pós-Graduação em Pneumologia e as aulas obrigatórias a todos os pós-graduandos, segundo calendário da CEPG. Modulo de metodologia científica e estatística são obrigatórios.
c) Assistir a pelo menos três defesas de tese de Doutorado, no período de sua matrícula.
d) Ter certificado de proficiência em língua inglesa;

e) Discutir periodicamente, em reunião científica designada a critério da CEPG, o andamento da pesquisa, com a presença obrigatória do orientador e, se houver, do co-orientador;

f) Redigir e apresentar a dissertação de Mestrado dentro dos padrões estabelecidos pelo Programa e que demonstre sua capacidade de sistematização dos conhecimentos e de utilização dos métodos e técnicas de investigação científica e tecnológica;

g) Redigir trabalho referente à dissertação de Mestrado, encaminhando-o para publicação em periódico de circulação internacional indexado no ISI, Scopus ou MEDLINE;

h) O tempo máximo para a conclusão e defesa do estudo é de 24 meses. A critério da CEPG, o período pode ser prolongado por mais seis meses após solicitação formal do aluno e do orientador.

Circunstâncias específicas e imprevistas que possam ocorrer durante o Curso e retardem o cumprimento deste prazo serão avaliadas pela CEPG, não superando entretanto o prazo de 4 anos determinados no regimento Interno da Pós Graduação e pesquisa da Unifesp.
Os títulos de Mestre ou de Doutor são outorgados após o cumprimento das exigências definidas pelos Programas de Pós-Graduação em Pneumologia e pelo Regimento Interno de Pós-Graduaçào e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, e pela aprovação de dissertação ou trabalho equivalente para o Mestrado, ou da tese para o Doutorado.



Bolsas
Os programas de Programa de Pós Graduação em Pneumologia tem o apoio de agências financiadoras de pesquisa que oferecem bolsas de estudos nos níveis de mestrado e doutorado, em número limitado, aos alunos matriculados. Os critérios para seleção de bolsistas são:
a) Estar matriculado no Programa de Pós Graduação em Pneumologia.
b) Pós-Graduando solicitante declarar não ter impedimento de receber a bolsa solicitada, segundo normas estipuladas pela CAPES
c) Análise curricular e entrevista com os candidatos, pelos membros da CEPG
d) As matriculas na Pós Graduação (segundo critérios da CEPG) e utilização das bolsas ocorrem em fluxo contínuo
e) Em caso de existência de maior número de candidatos potencialmente elegíveis em relação ao número de bolsas, a análise curricular ( valendo 7 pontos) e a entrevista ( valendo 3 pontos) determinarão a decisão na escolha . Serão avaliadas as atividades acadêmicas extra curriculares durante o curso de graduação e especialização:

- Cursos frequentados
- Participação em Congressos
- Trabalhos apresentados em Congresso
- Trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais
- Monitorias e participação de Ligas ou atividades afins
- Aulas ou Seminários proferidos
- Proficiência em línguas estrangeiras


 INGRESSO NO MESTRADO

Artigos Relacionados - Informes

31 Mar 2017 18:13

 

Linha de Pesquisa: Epidemiologia, bases clínicas, fisiopatológicas [ ... ]

Informes
04 Abr 2017 15:59

 Instruções sobre obtenção dos títulos de Mestre e Doutor em [ ... ]

Informes
03 Abr 2017 08:42

Ambulatórios

Ambulatório
Prédio dos Ambulatórios: Rua José [ ... ]

Informes

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Rua Botucatu, 740 – 2º andar - Vila Clementino  •   São Paulo- SP   •   CEP 04023-062
+55 11 5576 4848 Ramal 3030   •   ppg.pneumologia@unifesp.br

Please publish modules in offcanvas position.